top of page

"De conto em conto... se ganha um ponto"

dia dos encontros.jpg

Reflexões

Recordar é viver…

Uma ida ao lar, contacto com várias vivências, muitas histórias…, mas estas, vão de certeza, tocar no coração de muita gente.

Ao entrar no lar, deparamo-nos com as decorações Natal e com vários trabalhos realizados pelos idosos. À entrada da sala de convívio, observámos um espaço apelativo, onde fomos recebidas com entusiasmo.

Após a leitura de textos selecionados por nós, apresentámos imagens antigas de Viseu que serviram de tema para a conserva que tivemos com os utentes das instituições. Dirigimo-nos em grupo a vários idosos para estarmos em contacto mais direto e falámos sobre a sua vida pessoal e profissional, assim como de algumas profissões e ocupações de outrora.

IMG_3401.JPG

Projeto “De conto em conto, se ganha um ponto…”

 

Sendo a aula de Português um espaço de aprendizagem e de estudo, apoio e partilha da informação, sempre que foi possível, promoveu-se a leitura de textos diversificados para posterior partilha entre alunos e alunos/utentes dos lares envolvidos no projeto. Uma das vitórias foi conseguir que os alunos menos propensos à leitura, lessem algumas histórias e as partilhassem, tornando o ato de ler uma tarefa menos solitária e porventura mais motivante. Os que já tinham enraizada a paixão pela leitura incentivaram e estimularam os colegas, fomentando o gosto pela leitura, já que esta deve surgir como um prazer e não como uma obrigação. Por essa razão, os alunos foram incentivados a realizarem leituras informais. Muitos alunos foram ativamente participativos nos encontros, que foram realizados, quer nas instituições, quer na escola, com os livros, com as histórias que contaram ou com as histórias que ouviram e registaram.

Há, obviamente, muito mais a descobrir e muito trabalho de partilha pela frente. Devido a um programa tão vasto de conteúdos para lecionar, é difícil que a leitura seja presença assídua nas aulas de Português. No entanto, creio que todas as atividades realizadas no domínio da leitura e na recolha de histórias foram enriquecedoras tantos para os alunos como para os utentes dos lares envolvidos neste projeto. Souberam cativar e encantar mutuamente.

                                                                                                               Professora  Lurdes Silva

bottom of page