top of page

"De conto em conto... se ganha um ponto"

Avós orgulhosas
Síntese
 
  • O projeto “De conto em conto, se ganha um ponto…” pretende promover a interação entre jovens, estudantes do 11º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (CPTAS) e do Curso de Artes (CA), com pessoas idosas e/ou com doença neurodegenerativa (seniores). Cada “conto” relatado, pelos elementos das IPSS parceiras, permite ganhar um “ponto”… na autoestima das pessoas idosas, nos afetos intergeracionais e nas competências não perdidas.

  • O projeto desenvolve-se sob a orientação dos professores de Saúde, Higiene Segurança e Cuidados Gerais, Gestão e Organização de Cuidados de Saúde, Português em colaboração com a professora bibliotecária.

  • Dirige-se a dois públicos com objetivos que se complementam:

    • Alunos - realização de atividades que promovam nos alunos o hábito e o gosto pela leitura e pela escrita, através da seleção e partilha de leituras, em diferentes formatos e suportes.

    • Seniores – estímulo às suas memórias, incentivando o relato de momentos das suas vivências (contos, lendas, provérbios, mezinhas…) que são recolhidos pelos alunos contribuindo dessa forma, para a prevenção do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e minimização das perdas associadas ao envelhecimento, atividades que contribuem para a agilidade cognitiva, sensorial e motora.

  • Este projeto procura evidenciar a relevância de ações solidárias e humanistas, envolvendo diferentes entidades na promoção da competência leitora e no modo como esta pode contribuir para a promoção da qualidade de vida dos seniores.

  • Associar a leitura e ilustração à prestação de cuidados de saúde concorre para a sua humanização e, simultaneamente, para o enriquecimento pessoal e profissional dos futuros Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS).

  • A dinamização de oficinas visa a promoção do envelhecimento ativo. A turma CPTAS também apresentou, no ano letivo 2018/2019, candidatura ao prémio CNS (Campus Neurológico Senior) que visa estimular e distinguir alunos, cujos projetos tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas. As atividades de leitura, o relembrar de lendas, canções, tradições, provérbios, as oficinas de culinária e de construção de brinquedos, poderão contribuir para um envelhecimento ativo e saudável e para a prevenção/ minimização do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. O projeto é uma abordagem inovadora e criativa na formação do TAS, no desenvolvimento do seu perfil funcional, e nas competências de intervenção crítica e interação cultural inerentes à formação dos alunos de CA.

bottom of page